Tobias Bonk Machado
Diretor

Arquiteto e Urbanista pela PUCPR, Agrimensor pelo Politécnico Estadual do Paraná, Especialista em Gerenciamento de Obras pela UTFPR e em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos pela PUCPR. Cursou Arquitetura Bioclimática pela ANAB no Instituto de Engenharia de São Paulo e Espaço Celebrativo Litúrgico e Arte Sacra no ITESC. É autor de mais de 150 projetos para a Igreja no Brasil e em área de fronteira, incluindo capelas, matrizes, catedrais, santuários, espaços de evangelização e administração paroquiais, seminários, casas formativas e residências paroquiais e episcopais. Em 2005, com sua sócia Teresa Gomes, especialista em iluminação, fundou o Escritório Creatos Arquitetura ainda com o nome T&T Arquitetura. Membro de projetos participativos na amazônia brasileira inclusive o Projeto da Igreja Indígena Yanomâmi, confeccionado em parceria com Setor de Espaço Litúrgico da CNBB e com aprovação direta de Sua Santidade Papa Francisco. Professor do Curso de Especialização em Arquitetura, Espaço Litúrgico e Arte Sacra da UNISAL em São Paulo e da FASBAM em Curitiba, onde também leciona disciplina para Gestão Eclesial. Recebeu prêmios de atuação profissional e acadêmicos e ministra palestras na área de espaço litúrgico e gestão eclesial, inclusive para regionais da CNBB. Arquiteto selecionado para apresentação de trabalho no Congresso Internacional de Arquitetura Religiosa Contemporânea em Porto – Portugal em 2019. Foi membro de Comissão de Arquitetura e Arte Sacra diocesana e, atualmente, é o Coordenador Geral do Conselho Missionário Pastoral Paroquial de sua comunidade onde, também, é organista desde 1993. A partir de 2016 participa da organização de encontros e formações de Arquitetura Sacra em diversas dioceses pelo Brasil inclusive no tocante à sustentabilidade nas paróquias (ecomunidade) e possui um trabalho digital, o canal no youtube denominado “Comunidades Católicas”, que visa levar o conhecimento a todos acerca do Espaço Litúrgico e da construção e adequação de templos, bem como fomentar o interesse ao tema a arquitetos recém-formados, levar a público fornecedores e artistas da área e difundir assuntos da Igreja pautados em seus documentos e legislações vigentes.

Teresa Cristina Cavaco Gomes
(Tetê Gomes)
Diretora

Arquiteta e Urbanista pela PUCPR, Especialista em Iluminação pelo IPOG. Cursou Arquitetura Bioclimática pela ANAB no Instituto de Engenharia de São Paulo e Espaço Celebrativo Litúrgico e Arte Sacra no ITESC. Juntamente com seu sócio Tobias Bonk Machado, é autora de mais de 150 projetos para a Igreja no Brasil e em área de fronteira, incluindo capelas, matrizes, catedrais, santuários, espaços de evangelização e administração paroquiais, seminários, casas formativas e residências paroquiais e episcopais. Em 2005, com seu sócio fundou o Escritório Creatos Arquitetura ainda com o nome T&T Arquitetura. Recebeu prêmios de atuação profissional, foi membro de equipe de coordenação de trabalhos participaitivos na amazônia brasileira e é autora do artigo “O papel da iluminação na percepção visual do espaço sagrado segundo a liturgia da Igreja Católica”, texto que orienta projetos de iluminação de igrejas, baseado nos documentos do Concílio Vaticano II.

NOSSO TIME

Alexandre Vieira
Arquiteto e Urbanista, Esp. em Gerenciamento de Obras e em Animação Digital

Ana Caroline Auresco
Estagiária de Arquitetura e Urbanismo

Ana Paula Kuzmann
Designer de Interiores, Arquiteta e Urbanista, Esp. Patologia nas Edificações Civis

Emilio Hoffmann Gomes Neto
Engenheiro Eletricista, Esp. RPAS Drones em Aplicações Civis e Comerciais

Liliane Robacher
Arquiteta e Urbanista, Mestre em Planejamento Urbano pela City University of New York CUNY

Luciane Ribas
Conservadora e Restauradora, Esp. em Restauro Arquitetônico e Escultórico e em Conservação e Restauro de Patrimônio Histórico. Técnica em Conservação e Restauro de Pintura Mural e co-fundadora da Arco.it

Romoaldo Bortolan
Designer Industrial e Projetista Mecânico

Rômulo Bortolan
Engenheiro Civil