CANDELABRO SOB OS PÉS DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE


Arquitetos Teresa Cristina Cavaco Gomes e Tobias Bonk Machado

A representação da flor em obras de arte, brasões e elementos decorativos possui relação com beleza, alegria, perfeição. Na religião, também pode ser referenciada à criação, à fertilidade, ao nascimento, bem como um símbolo receptivo ligado a pureza, uma vez que por muitas vezes guarda consigo o orvalho e a água da chuva.

Flor de Lis

Elemento muito presente nas pinturas parietais da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, a Flor de Lis possui ampla simbologia, pois, além do seu significado como flor, reforça a ligação com a pureza, uma vez que é bem adaptável em solos aquosos (relacionando-a com a água e com a Lua em seus ciclos). Nas representações cristãs está relacionada com a virgindade, perfeição na Cristandade, com a glória e a entrega a Deus.

Representação da Flor de Lis nas pinturas
 parietais da Matriz de Nossa Senhora da Saúde.

Assim, o projeto do candelabro realizado pela Creatos Arquitetura – posicionado aos pés da imagem de Nossa Senhora da Saúde – segue ao encontro desta simbologia, relacionando-o diretamente com a Mãe de Jesus, por meio da representação das doze estrelas que, por sua vez, fazem alusão à coroa da rainha, a santíssima virgem; e também da Cruz, elemento central e que embasa toda a estrutura da peça, desde o solo até a ligação com todas as ramificações do candelabro, representando Cristo, o filho de Maria, pilar que embasa nossa fé e por quem a Imaculada Conceição dedicou a sua vida.

Projeto do Candelabro embasado no desenho da Flor de Lis.

Créditos do Projeto:

Projeto do Candelabro: 
Creatos Arquitetura (www.arquiteturasacra.arq.br  www.creatos.com.br)

Arquitetos:
Teresa Cristina Cavaco Gomes
Tobias Bonk Machado
Karina Hellen Pereira

Email:tobias.machado@creatos.com.br
Facebook:https://www.facebook.com/pages/Creatos-Arquitetura-e-Sustentabilidade/522811711104241?ref=br_tf

Perspectivas Eletrônicas:Alexandre Vieira (https://www.facebook.com/alexandre.vieira.144)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *