SANTUÁRIO SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS
Diocese de Santo Amaro
O Conceito do Projeto


Autores do Projeto:
Arquiteto Tobias Bonk Machado
Arquiteta Teresa Cristina Cavaco Gomes
Creatos Arquitetura
www.arquiteturasacra.arq.br  |  www.creatos.com.br
41 3027-8254  |  41 99633-8200


Podemos dizer que para se conceituar um projeto de arquitetura, há, pelo menos, três premissas a serem conhecidas pelo arquiteto: o LOCUS [ou lugar], o determinado PROGRAMA a que se destinará a futura construção e a CONSTRUÇÃO em si, com seu modo a ser elaborado.

Partindo destas condicionantes, o arquiteto – dentro do seu conhecimento e de sua experiência de espaços e da história como legado do que temos edificado e projetado até nossos dias – se atribui de informações de concepção do tema e de todos os assuntos a ele correlatos, ou seja, que acercam o tema principal, bem como sentidos, imagens, sinais e seus significados.

Assim, a interpretação de todo o universo dessas informações, com o conhecimento profundo do que se projeta, somado a experiência de vida no momento em que se vive, permitirá ao arquiteto a tomada de decisões que darão ao projeto o início de sua fundamentação e por conseqüência, por meio do seu saber técnico-científico, a solução a ser apresentada.

A composição, os materiais, a tecnologia construtiva entre tantas outras determinações, virão como resposta [de certa forma espontânea], ao espaço que precisa ser criado, organizado e erigido.

A Igreja, por meio da liturgia que se celebra, é repleta de sinais, de símbolos. Isso se reflete diretamente ao seu espaço igreja, seu espaço construído – O Espaço Celebrativo Litúrgico – uma vez que ele é Teofânico.  A arquitetura e a arte, então, tem por função [e, podemos até dizer, por obrigação] nos conduzir ao mistério que se celebra. A arquitetura e a arte são responsáveis pela criação de um bom ambiente que propicie a oração, o culto divino, a difusão da fé. Tudo pela realidade que ali acontece, lugar onde o Céu e a Terra se encontram, enquanto vivemos a parusia.



O Projeto do Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus, situado em São Paulo capital, vêm ao encontro da implantação de um novo templo em terreno bastante limitado desta que é uma grande paróquia.

O projeto tomou partido formal da arquitetura românica e baseou-se em elementos do Santuário de Santa Terezinha, na cidade de Lisieux – França.Com generoso pé-direito, a monumentalidade da edificação é traduzida em pureza formal, oferecendo, pelos símbolos, a simplicidade para se conduzir ao espírito de oração que o próprio espaço proporciona.

Tudo se direciona à Centralidade do Cristo! Também isso é proposto na Capela Sacramental, no piso inferior da construção. Ali, o batismo por imersão, o espaço da reconciliação, a guarda dos Santos Óleos e o Santíssimo Sacramento estão harmonicamente unidos ao Belo, o próprio Cristo, e se referencia ainda mais como espaço de silêncio, de encontro, de oração!

E é para Ele que, neste chão, prestamos nossos louvores, nosso culto e lhe rendemos glória. E é para Ele que, com a força do povo, edificamos esta casa. A Casa da Igreja.


Créditos do Projeto:
Projeto de Arquitetura Espaço Celebrativo e Luminotecnia:
Creatos Arquitetura (www.arquiteturasacra.arq.br  www.creatos.com.br)
Arquitetos Teresa Cristina Cavaco Gomes e Tobias Bonk machado
Equipe Técnica: Romoaldo, Teresa, Tobias
Email:tobias.machado@creatos.com.br
Facebook: https://goo.gl/7WnsSX
https://www.facebook.com/tobiasarquitetosacro/
Perspectivas Eletrônicas:

Alexandre Vieira (https://www.facebook.com/alexandre.vieira.144)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.