CAPELA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Diocese de São José dos Pinhais
Lapa – PR
Projeto de Arquitetura, Espaço Celebrativo e Luminotecnia


Autoria do Projeto: Creatos Arquitetura
Arquitetos: Tobias Bonk Machado e Teresa Cristina Cavaco Gomes
www.arquiteturasacra.arq.br / www.creatos.com.br
55 41 99633-8200

No lugar conhecido como “Estação”, em referência ao modal ferroviário das proximidades, a Capela Nossa Senhora de Fátima fora erigido nos anos 1970 e, como nunca fora finalizada, e carecia de finalizações e, ainda, de algumas complementações.

Neste intuito, o Projeto da Creatos Arquitetura, por meio dos arquitetos Tobias Bonk Machado e Teresa Cristina Cavaco Gomes, veio para, respeitando ao já edificado, proporcionar o ambiente necessário ao espírito de oração e à dignidade suprema da Celebração da Eucaristia.

Dentro deste contexto de respeito, o projeto se atribuiu dos elementos predominantes da edificação existente, potencializando-os de forma a oferecer identidade arquitetônica contemporânea ao templo católico da cidade lapeana, embasada na história da arquitetura, do povo pioneiro destas heroicas terras e nos documentos da Santa Igreja.

O templo contará com Assembléia para 350 lugares sentados, adequação do Presbitério que ganhará uma parede em leitura de ábside, que permitirá a ligação com sacristia. Contará ainda com Espaço da Reconciliação, digno lugar do Batismo, com Fonte Batismal implantada junto a porta de entrada, fazendo referência ao primeiro sacramento da iniciação cristã, reformulação do Nártex, além de readequações em toda a funcionalidade do Centro Catequético e Salão Paroquial contíguos ao Templo.

Para salubridade interna, uma vez que a igreja se encontra defronte a movimentada rodovia, as aberturas foram cuidadosamente pensadas, de forma a melhoria acústica interna, também por meio do nártex que assumirá papel de antecâmara.

Repleto de simbolismo, tudo o que foi planejado à Capela contém sentido sacro-histórico-catequético dentro de seu programa iconográfico, evidenciando-se a centralidade de Cristo presente nas Mesas do Sacrifício e da Palavra, na Sédia e no Santíssimo Sacramento.

Após as recentes comemorações do centenário de suas aparições e com previsão de espaço às imagens dos pastorinhos, a imagem de Nossa Senhora de Fátima ganhará especial destaque e, por meio do simbolismo da arte que a representa, dará apoio ao caminho a que todos precisamos trilhar.               



Créditos do Projeto:
Autoria do Projeto de Arquitetura Espaço Celebrativo e Luminotecnia: 
Creatos Arquitetura (www.arquiteturasacra.arq.br  www.creatos.com.br)
Arquitetos Teresa Cristina Cavaco Gomes e Tobias Bonk Machado
Equipe Técnica: Karina,  Ana Paula e Romoaldo.
Email: tobias.machado@creatos.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Creatos-Arquitetura-e-Sustentabilidade/522811711104241?ref=br_tf
Perspectivas Eletrônicas:Alexandre Vieira (https://www.facebook.com/alexandre.vieira.144)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *