IGREJA SÃO MIGUEL ARCANJO
Por Tobias Bonk Machado – Arquiteto
No ícone de São Miguel Arcanjo – Micael: Quem como Deus? – podemos observar a presença da lança e, também, em muitos casos, do escudo.

São Miguel, o arcanjo defensor do mal, nos é transmitido pela arte com armadura, trajado para o combate do bem, em favor de Cristo. Assim, a lança muitas vezes é representada encimada pela cruz de Cristo, antecipando-se ao mal e que, juntamente com o escudo, nos oferece proteção.

Ao invocarmos São Miguel, ele afasta tudo o que nos possa causar dúvida e, assim, sermos autênticos na fé que professamos e firmes na missão confiada a cada um.
No projeto da Creatos Arquitetura, realizado para a Igreja de São Miguel Arcanjo, em São José dos Pinhais – PR em fevereiro de 2014, a concepção projetual se baseia nesses dois elementos marcantes do ícone: a lança e o escudo.
A lança é fincada ao solo, como símbolo daquilo que nós, cristãos, temos que nos afastar, enquanto o escudo – ao fundo já perfazendo a estrutura da porta santa – simboliza a defesa do povo de Deus, reunido em assembleia na Casa da Igreja.
