IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO APÓSTOLO – MATINHOS – PR
“Tu és Pedro e sobre esta pedra, edificarei a minha Igreja”
Projeto de Arquitetura, Espaço Celebrativo e Luminotecnia


Arquitetos 
Tobias Bonk Machado 
Teresa Cristina Cavaco Gomes
Creatos Arquitetura

Podemos identificar São Pedro por meio de diversos símbolos, que fazem jus à sua trajetória de vida junto à Jesus Cristo:  o barco, as redes de pesca, as chaves das portas do céu, o sentido invertido de sua crucificação, a figura do primeiro papa, entre outros.

Certamente Pedro representa para nós, católicos, uma das mais importantes figuras da história da Igreja. Em Mateus, 16, encontramos a passagem em que Jesus fala ao apóstolo:

“…também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja”. Assim, Pedro é a base da Igreja de Cristo, a verdadeira Igreja, que somos nós, aqui, hoje, reunidos em assembleia dois milênios depois.

E Jesus ainda segue “….Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”.


Essas chaves, descritas em Mateus, 16, também são encontradas na iconografia de Pedro.

Nesse contexto e respeitando ao já edificado pela comunidade paroquial de São Pedro Apóstolo de Matinhos- PR ao longo dos anos, atribuiu-se neste projeto da simbologia das “CHAVES DO REINO DOS CÉUS” simbolicamente entregues por Cristo à Pedro como sendo o elemento inicial do projeto de ampliação e reforma da matriz.

Sem se desfazer dos elementos principais da igreja atual, o presente projeto apresenta-se como continuação do que já fora erigido, contudo oferecendo identidade arquitetônica de digno Edifício-Igreja, local de reunião dos cristãos e que deve propiciar o espírito de oração, do encontro com Cristo, na realidade da Eucaristia.

Assim, cria-se o projeto oportunizando a verticalização em torre única, encimada pelo símbolo maior da salvação, a Cruz, que, no conjunto defronte à praça da cidade, marcam a entrada principal do templo, por meio da porta santa. Ainda no frontispício da igreja, atribui-se dos elementos das torres pré-existentes, que passam das antigas cruzes em baixo relevo, para as chaves de Pedro e, com isso, uma nova solução arquitetônica sem se desfazer do que já fora, com sacrifício, edificado no passado.

Imagem do projeto da Creatos Arquitetura com a nova composição arquitetônica da igreja.

Internamente o projeto centraliza os elementos que nos levam ao mistério. Altar, Ambão e Sédia, que simbolizam o próprio Cristo, estão alinhados e ao centro, fazendo com que a assembleia, povo de Deus reunido, Igreja Viva, celebre entorno das mesas, como participantes realmente ativos da comunidade cristã.
Digno lugar determinado à Reserva Eucarística que, posicionada a um lado do presbitério, propicia a aproximação dos fiéis. Ao lado oposto, a imagem do padroeiro e, ainda, local específico reservado ao batismo, sacramento inicial da vida cristã.
Espaço determinado também ao Sacramento da Reconciliação, de maneira a valorizar a verdadeira alegria que representa.

Por fim, o mobiliário. Engajado em toda a conceituação deste projeto, o mobiliário, como arte sacra que é, deve-nos, também levar ao Transcendente. Criado o altar, decorrente dele foram desenhados todos os demais mobiliários. Assim, no altar, três elementos se destacam: o elemento central nos rememora à cruz de Cristo e que faz jus à mesa do sacrifício –  o TAU, a mais antiga grafia em forma de cruz. Suas linhas horizontal e vertical, simbolizam o encontro entre o Céu e a Terra. E é justamente o que ocorre no altar: o encontro da Igreja terrena com a celeste na realidade da entrega de Cristo a cada celebração eucarística. No EMBASAMENTO, os quatro elementos dos vértices fazem analogia aos evangelistas, que por seus textos nos trazem a boa notícia. O elemento que liga o TAU com os quatro vértices do EMBASAMENTO, é a CHAVE que, voltando ao princípio de toda a conceituação deste projeto, nos rememora PEDRO, que passa a ser fundamento da Igreja e nosso primeiro papa.

Imagem interna do projeto da Igreja de São Pedro Apostolo, realizado pela Creatos Arquitetura. 
Foto da atual igreja, antes das intervenções do projeto da Creatos Arquitetura.
Foto da atual igreja, antes das intervenções do projeto da Creatos Arquitetura.
Explanação do projeto pelo Arquiteto Tobias Bonk Machado à Comunidade São Pedro Apóstolo.

Créditos do Projeto:
Projeto de Arquitetura, Espaço Celebrativo e Luminotecnia: 
Creatos Arquitetura (www.arquiteturasacra.arq.br  www.creatos.com.br)
Arquitetos Teresa, Tobias e Karina
Levantamentos AsBuilt: Tobias e Romoaldo

Email:tobias.machado@creatos.com.br
Facebook:https://www.facebook.com/pages/Creatos-Arquitetura-e-Sustentabilidade/522811711104241?ref=br_tf

Perspectivas Eletrônicas:Alexandre Vieira (https://www.facebook.com/alexandre.vieira.144)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *