IGREJA MATRIZ SAGRADA FAMÍLIA CACOAL – RONDÔNIA
Projeto de Arquitetura, Espaço Celebrativo e Luminotecnia


Arquitetos 
Tobias Bonk Machado 
Teresa Cristina Cavaco Gomes
Creatos Arquitetura

Dentre as diferentes formas de cruz, a chamada cruz grega se caracteriza pelas quatro hastes de mesmo tamanho. De seu cruzamento, as hastes se divergem para todos os lados, fazendo-se relação aos pontos cardeais norte, sul, leste, oeste, simbolizando onde o cristão deve alcançar para proclamar a Boa-Nova.

Cruz Grega

Nesse sentido, pode-se afirmar a relação da cruz grega com a Igreja Missionária, que sai ao mundo para evangelizar, para catequizar, para levar ao conhecimento de todos Jesus Cristo, Salvador da humanidade.

Assim, ao se observar a atual igreja matriz da Paróquia Sagrada Família, situada na cidade de Cacoal, estado de Rondônia, é possível identificar a concepção projetual de planta em cruz grega.

Atual Igreja Matriz Sagrada Família – Município de Cacoal – Estado de Rondônia
Atual Igreja Matriz Sagrada Família – Município de Cacoal – Estado de Rondônia

Outro símbolo muito evidente na arquitetura da atual igreja da Sagrada Família é o arco. Interessante observarmos sua simbologia: Para os cristãos, o arco vai além de uma simbologia mundana. Ele tem uma relação direta com a paz e justiça divina. A aliança que Deus faz com todos os seres viventes: “Este é o sinal da aliança estabelecida entre mim e toda a carne sobre a terra” (Gn 9:12). Vale lembrar que o arco, dentro de uma técnica construtiva tradicional, possui o elemento denominado “chave”, também chamado de “pedra angular”. Esse elemento arquitetônico é fundamental para a sustentação de um arco. Assim a relação com o próprio Cristo, com tem-se me At 4:11: “Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular”.

O projeto da Creatos Arquitetura valoriza esses elementos já existentes, enfatizando-os em uma concepção de projeto que adéqua a edificação atual, de modo a respeitar o que, com esforço da comunidade local, já fora construído até os dias atuais e, assim, poder finalizá-la.

Dentro deste universo de informações, o projeto evidencia a Centralidade do Cristo em nossa vida como a “chave, pedra angular” que nos sustenta e, também, como fonte de toda a graça e força para missão, enfatizada pelo centro da cruz grega. Neste centro, encontra-se o amor infinito: o Mistério Pascal por meio da entrega de Cristo em seu Santíssimo Corpo e Sangue, neste projeto simbolizado pelo altar ao centro da edificação, fisicamente cristocentrico, onde a cada Santa Missa Jesus verdadeiramente se entrega por cada um.

A cruz é ainda mais notada externamente. A cada acesso, cria-se um portal, marcando a entrada e valorizando a composição arquitetônica do projeto. Aos portais de acesso ao templo, nominam-se Jesus no portal frontal, à Maria, Rainha, o portal da direita e, para o portal da esquerda, o grande e fiel São José, formando-se, também, a analogia da forma à Sagrada Família e valorizando os títulos de Pai, Mãe e Filho.

A torre existente recebe nova composição formal, cria espaço para os sinos – importante símbolo de chamamento dos cristãos – amplia o espaço interno da igreja e promove identidade arquitetônica ao templo que, por ela, certamente será reconhecido, por meio de seus traços leves e puros.

Desmembrada destas formas e dentro do contexto da simbologia empregada, cria-se o mobiliário do projeto e todos os espaços para a realização das celebrações e sacramentos. À Sagrada Família, reserva-se digno espaço para receber pintura sacra que a representará e, que em conjunto a todos os elementos criados pelo projeto de arquitetura desta Casa da Igreja, levar-se-á ao transcendente.

Projeto da Nova Igreja Matriz Sagrada Família de Cacoal – Rondônia
Autoria da Creatos Arquitetura
Projeto da Nova Igreja Matriz Sagrada Família de Cacoal – Rondônia
Autoria da Creatos Arquitetura
Projeto da Nova Igreja Matriz Sagrada Família de Cacoal – Rondônia
Autoria da Creatos Arquitetura
Projeto da Nova Igreja Matriz Sagrada Família de Cacoal – Rondônia
Autoria da Creatos Arquitetura

Créditos do Projeto:

Projeto de Arquitetura, Espaço Celebrativo e Luminotecnia: 
Creatos Arquitetura (www.arquiteturasacra.arq.br  www.creatos.com.br)
Arquitetos Teresa, Tobias e Karina
Levantamentos AsBuilt: Tobias e Romoaldo

Email:tobias.machado@creatos.com.br
Facebook:https://www.facebook.com/pages/Creatos-Arquitetura-e-Sustentabilidade/522811711104241?ref=br_tf

Pinturas Sacras utilizadas nas perspectivas eletrônicas: 
Presbitério: Antonio Batista de Souza Junior (www.artesacra.art.br)

Perspectivas Eletrônicas:
Alexandre Vieira (https://www.facebook.com/alexandre.vieira.144)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *