IGREJA SANTA BÁRBARA – MARIENTAL – LAPA – PR
Pelo testemunho, a santidade.
Projeto de Arquitetura e Luminotecnia


Arquitetos 
Tobias Bonk Machado 
Teresa Cristina Cavaco Gomes
Creatos Arquitetura

Seguindo a história da martirização de Bárbara, a santa conhecida como protetora nas tempestades, o projeto da igreja da comunidade que a tem como padroeira, atribuiu-se dos elementos centrais que marcaram sua vida.

As três grandes aberturas de acesso ao templo remetem às três aberturas que Bárbara ordenou fazer na torre onde morava, atribuindo-se à Trindade Santa. Trindade que é também simbolizada no local destinado ao Batismo: No início da era cristã, diante do cristianismo ainda perseguido, Bárbara quis ser batizada, mesmo contrariada por muitos. Assim, o projeto oferece a devida valorização deste, que é sacramento da iniciação cristã.

Menção às aberturas da morada de Santa Bárbara também aparecem no desenho da torre do projeto, sendo uma lateral, onde estão posicionados os sinos e, a outra, frontal. Enquanto seu pai instruiu a construção de duas aberturas, Bárbara, por meio da fé e da alegria de estar com Cristo, ordenou a feitura da terceira. Assim, no projeto, a cruz da torre cruza o elemento verticalmente, criando, por consequência, a terceira abertura desejada pela santa.

Em planta octogonal onde a comunidade celebra efetivamente entorno do altar, o projeto favorece o acolhimento que a casa da Igreja deve proporcionar aos que, ali reunidos, participarão da Palavra e da Eucaristia de Jesus Cristo.


Créditos do Projeto:

Projeto de Arquitetura e Luminotecnia: 
Creatos Arquitetura (www.arquiteturasacra.arq.br  www.creatos.com.br)
Arquitetos Teresa, Tobias e Karina

Email:tobias.machado@creatos.com.br
Facebook:https://www.facebook.com/pages/Creatos-Arquitetura-e-Sustentabilidade/522811711104241?ref=br_tf

Perspectivas Eletrônicas:
Alexandre Vieira (https://www.facebook.com/alexandre.vieira.144)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.