SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Diocese de Santo Amaro
São Paulo – SP
Projeto de Arquitetura, Espaço Celebrativo e Luminotecnia


Autoria do Projeto:
Creatos Arquitetura
Arquitetos:
Tobias Bonk Machado e Teresa Cristina Cavaco Gomes
www.arquiteturasacra.arq.br / www.creatos.com.br
55 41 9.9633-8200

Localizado em Santo Amaro, bela região da capital paulista, o Santuário Nossa Senhora de Fátima fora erigido há menos de uma década e carecia de finalizações e, ainda, de algumas complementações.

Neste intuito, o Projeto da Creatos Arquitetura, por meio dos arquitetos Tobias Bonk Machado e Teresa Cristina Cavaco Gomes, veio para, respeitando ao já edificado, proporcionar o ambiente necessário ao espírito de oração e à dignidade suprema da Celebração da Eucaristia.

Dentro deste contexto de respeito, o projeto se atribuiu dos elementos predominantes da edificação existente, potencializando-os de forma a oferecer identidade arquitetônica contemporânea ao templo católico da cidade paulista, embasada na história da arquitetura e nos documentos da Santa Igreja.

O templo contará com Assembléia para 500 lugares sentados, adequação do Presbitério que, por meio do Deambulatório interligará a Capela do Santíssimo e Sacristias, contará com Espaço da Reconciliação, digno lugar do Batismo, reformulação do Nártex, além de readequações em toda a funcionalidade da Secretaria Paroquial, Centro Catequético e Salão Paroquial contíguos ao Santuário.

O frontispício, bem como fachadas laterais e posteriores, serão ainda mais enobrecidos e potencializarão o estilo arquitetônico adotado.


Imagem externa do projeto | Autoria: Creatos Arquitetura
Arquitetos: Tobias Bonk Machado e Teresa Cristina Cavaco Gomes
Imagem externa do projeto | Autoria: Creatos Arquitetura
Arquitetos: Tobias Bonk Machado e Teresa Cristina Cavaco Gomes

Repleto de simbolismo, tudo o que foi planejado ao Santuário contém sentido sacro-catequético dentro de seu programa iconográfico, evidenciando-se a centralidade de Cristo presente nas Mesas do Sacrifício e da Palavra e, ainda, na própria Sédia.

Encimando o altar, a grande cruz, suspensa, com desenho contemporâneo que fará memória às chagas de Cristo e que são traduzidos aos elementos góticos contidos no templo e relacionados ao conjunto dos vitrais que receberão as imagens figurativas da via dolorosa. 

A Capela do Santíssimo, digno local para a guarda da Reserva Eucarística, permitirá ser um espaço de adoração e ainda de pequenas celebrações, como missas diárias e matrimônios. A resolução ali adotada foi a de integração da assembléia ao altar, com mobiliário que circunda a mesa. Ao fundo, evidenciar-se-á a composição com o mobiliário existente atualmente no Santuário.


Imagem do projeto da Capela do Santíssimo | Autoria: Creatos Arquitetura
Arquitetos: Tobias Bonk Machado e Teresa Cristina Cavaco Gomes

No centenário de suas aparições e com previsão de espaço aos ícones dos Santos Francisco e Jacinta, a imagem de Nossa Senhora de Fátima ganhará especial destaque e, por meio do simbolismo da arte que a representa, dará apoio ao caminho a que todos precisamos trilhar.

Abaixo as fotos do atual templo:


Créditos do Projeto:
Projeto de Arquitetura Espaço Celebrativo e Luminotecnia: 
Creatos Arquitetura (www.arquiteturasacra.arq.br  www.creatos.com.br)
Arquitetos Teresa Cristina Cavaco Gomes e Tobias Bonk Machado
Equipe Técnica: Romoaldo, Karina e Rômulo
Email:tobias.machado@creatos.com.br
Facebook:https://www.facebook.com/pages/Creatos-Arquitetura-e-Sustentabilidade/522811711104241?ref=br_tf
Perspectivas Eletrônicas:
Alexandre Vieira (https://www.facebook.com/alexandre.vieira.144)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *