CATEDRAL BASÍLICA MENOR DE NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS
Arquidiocese de Curitiba
Curitiba – PR
Projeto de Adequação de Mobiliário do Espaço Celebrativo Litúrgico
Autoria do Projeto:
Creatos Arquitetura
Arquitetos:
Tobias Bonk Machado e Teresa Cristina Cavaco Gomes
www.arquiteturasacra.arq.br / www.creatos.com.br
55 41 9.9633-8200
A Igreja, por meio da liturgia que se celebra, é repleta de sinais, de símbolos. Isso se reflete diretamente ao seu espaço igreja, seu espaço construído – O Espaço Celebrativo Litúrgico – uma vez que ele é Teofânico. A arquitetura e a arte, então, tem por função [e, podemos até dizer, por obrigação] nos conduzir ao mistério que se celebra. A arquitetura e a arte são responsáveis pela criação de um bom ambiente que propicie a oração, o culto divino, a difusão da fé. Tudo pela realidade que aqui acontece, lugar onde o Céu e a Terra se encontram, enquanto vivemos a parusia.
O Projeto para o Espaço Celebrativo Litúrgico da Catedral Basilica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, dentro do que acima foi exposto, teve dois grandes objetivos: promover a sustentação da mesa do sacrifício que passava por sérios desajustes estruturais que vinham sendo monitorados nos últimos dois anos e conciliar o que fora erigido em passado recente ao estilo neogótico deste esplendoroso templo, sem, para isso, se desfazer de nada daquilo que até então já havia sido edificado.
Mas, o desafio era ainda maior: realizar tais intervenções com o máximo zelo formal e construtivo, a fim de afastar qualquer possibilidade de profanação à esta mesa que já havia sido consagrada.Dentro deste contexto e à luz dos documentos conciliares, o projeto buscou:
– a homogeneidade dos nobres materiais nos polos celebrativos que simbolizam o próprio Cristo: Altar, Ambão e Cátedra, promovendo a unidade visual sem ter de ocultar a pedra já sagrada;- a consonância ao locus onde o mobiliário está inserido, permitindo-se evidenciar fases não contemporâneas entre si; e- a composição com castiçais que possuem desenhos inspirados no tema principal.
Todo esse campo harmônico surgiu da decodificação formal da pintura contida no barrado da abside (parede do fundo do presbitério) que passa a ser, agora, materializada em belo entalhe de arcos ogivais ritmados que fazem composição à delicadas rosetas, encimadas por frisos de acabamento que singularmente determinam este sacro lugar de sacrifício que une a Igreja Celeste à Igreja Terrena.
É para Cristo que, aqui, prestamos nossos louvores, nosso culto e lhe rendemos glória. E é para Ele que, com a força do povo, edificamos o projeto nesta casa. A Casa da Igreja.
Algumas imagens da Celebração: