O BATISTÉRIO DA CATEDRAL DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – PR

Após décadas a pia batismal original foi recuperada e, agora, a Catedral ganha, novamente, o Batistério.
Na solenidade do Batismo do Senhor de 2019, a pia batismal da então matriz e hoje Catedral de São José dos Pinhais, há décadas retirada de seu local no interior do templo, retorna agora ao Espaço Litúrgico. Símbolo de nossa missão de cristãos e pólo celebrativo do primeiro sacramento da iniciação, onde mortos com Cristo, com ele sepultados e ressuscitados, recebemos o Espírito de filhos adotivos e tornamo-nos povo de Deus incorporados ao Corpo místico de Cristo. Assim esta importante pia batismal já concretizou na fé diversos irmãos e irmãs que um dia por aqui passaram.
Em mármore carrara provavelmente advindo da Europa na primeira metade do século XX, compõe importante peça comum ao estilo confeccionado à época. De pé central também em marmore seu conjunto foi desfeito em tempo e motivo desconhecido. Hoje, em celebração presidida pelo Revdo. Padre Aleixo Wardzinski de Souza, devolve-se à majestosa catedral esta peça de valor ímpar ao cristão que, por meio dela, se funde a Cristo pela ação do Espirito Santo.
Sem falso histórico, o novo desenho do pé, proposto pelos arquitetos Tobias Bonk Machado e Teresa Cristina Cavaco Gomes e equipe da Creatos Arquitetura, e confeccionado pelo entalhador Ezequiel Arantes é em estilo barroco colonial utilizando-se de madeira cerejeira advinda de Minas Gerais, perfazendo composição ao castiçal do Círio Pascal doado há anos pela família Valaski à esta Comunidade. 
O conjunto fica completo com o altar e imagem histórica do Menino Jesus e ainda digno lugar à guarda dos Santos Óleos.Assim, completa-se esta catedral enquanto pólos celebrativos e oferece-se a esta comunidade a plenitude do encontro com o transcendente. 

Por tudo Deus seja louvado!

Créditos do Projeto:
Autoria do Projeto de Arquitetura Espaço Celebrativo e Luminotecnia: 
Creatos Arquitetura (www.arquiteturasacra.arq.br  www.creatos.com.br)
Arquitetos Teresa Cristina Cavaco Gomes e Tobias Bonk Machado
Equipe Técnica: Karina e Ana Paula
Entalhe: Ezequiel Arantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *